MS tenta desovar vacinas da dengue

O Ministério da Saúde decidiu ampliar a faixa etária para a vacinação contra dengue no SUS. A medida é temporária e vale somente para desovar as vacinas com vencimento em 30 de abril, que poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 60 anos, a critério dos municípios que tiverem doses sobrando.

O Ministério reforça a prioridade da faixa etária de 6 a 16 anos, que responde porapenas 6,2% dos casos de dengue segundo o painel de arboviroses do próprio governo. Mais de 80% dos casos acontecem em pessoas acimad e 30 anos, que continuam desprotegidas e sem vacinas.

Só após a inclusão do grupo de 6 a 16 anos os municípios podem, se houver sobra de vacinas, ampliar para toda a população, conforme a orientação da bula aprovada pela Anvisa. Roberto Canquerini, conselheiro federal de Farmácia pelo Rio Grande do Sul, defende a medida.

"A quantidade de vacina ainda está escassa, então é fundamental adotar estratégias para não perdermos o insumo com o vencimento”. Por outro lado, falou da importância da celeridade para a produção de mais doses. A segunda dose será garantida para o público que tomar a vacina nesta antecipação.

20:43  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro