Psicólogo explica o transtorno autista

Nesta quinta, o Conexão Morena, da Morena FM, recebeu o psicólogo Lucas Barbosa para falar do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, o TEA. Segundo o profissional, o autismo é uma condição que, normalmente, se manifesta desde a infância.

São comuns, por exemplo, os sinais de disfunção motora, dificuldades com a fala e as relações sociais. Ele esclareceu que o autismo não é uma doença, embora seja enquadrado no Código Internacional de Doenças. "É uma condição, uma deficiência oculta, porque a gente não consegue ver e identificar através do olhar".

"A gente consegue identificar através de uma avaliação", explicou. Segundo Lucas, em mais de 90% dos casos, o autismo se manifesta como herança genética. "Estudos atuais corroboram isso". Quando os casos não se repetem no núcleo familiar, normalmente a pessoa tem primos ou outros parentes no espectro.

"Se você for buscar, avaliar a família muito, você vai encontrar alguém com as características". O radialista Oziel Aragão lembrou que muitos pais têm resistência em aceitar as necessidades específicas da criança.

Para o psicólogo, esse é um comportamento compreensível, porque "a frustração de expectativas é uma forma de luto". Conforme o profissional, apesar dos obstáculos, uma intervenção precoce pode dar melhores condições de desenvolvimento à criança.

17:10  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro