PT terá uma plenária tensa em Itabuna

O PT marcou para este sábado a votação interna para decidir se o partido terá candidatura própria em Itabuna ou se apoiará a tentativa de reeleição do prefeito Augusto Castro. A proximidade das prévias aqueceu a disputa interna no partido. Uma plenária anterior terminou em vexame para Geraldo Simões.

Ele insiste em ser candidato, mesmo perdendo até para Isaac Nery na eleição passada, tendo a oposição de Jaques Wagner, Rui Costa, Jerônimo, do presidente estadual do PT Eden Valadares e da maioria dos deputados do partido. Todos eles defendem o apoio à reeleição de Augusto Castro, que é da base.

Na plenária anterior, o grupo de Geraldo foi derrotado pelo do vereador Manoel Porfírio e ele saiu vaiado do local. Agora, faz campanha aberta, usando até propaganda, para convencer os petistas de Itabuna a embarcar, mais uma vez, numa aventura. Geraldo perdeu todas as eleições que disputou desde 2011.

Nesta quinta, o presidente local do PT, Jackson Moreira, que é geraldista, questionou a notícia de que o secretário de Promoção Social de Itabuna, Junior Brandão, teria se filiado ao PT. Segundo o dirigente, por se tratar de uma figura pública, a eventual filiação precisaria passar por uma consulta interna.

O que incomoda o grupo de Geraldo é que Júnior Brandão pode ser vice na chapa de Augusto. Para Jackson Moreira, essa é uma tentativa de convencer membros da sigla a votar pelo apoio ao prefeito. Mas o que a maioria enxerga é que Geraldo "já deu o que tinha que dar" e representa o passado.

A disputa interna tem intensa troca de acusações. Uma delas é a de que os servidores do Núcleo Regional de Educação estariam sendo pressionados a votar a favor do apoio a Augusto. Por trás da ofensiva estaria o deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do Governo Jerônimo na Assembleia Legislativa.

19:04  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro