Salvador faz 1º mutirão odontológico

O corpo da mulher sofre muitas alterações hormonais durante a gestação. Uma delas deixa a boca mais suscetível a problemas como infecção na gengivas e cáries. É importante o acompanhamento de um profissional, pois a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê que vai nascer.

Além disso, o pré-natal odontológico é importante para a inserção de hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida. Por isso a Prefeitura de Salvador está promovendo o primeiro mutirão odontológico para gestantes, acolhidas nos Centros Odontológicos do Alto da Cachoeirinha, Carlos Gomes e Periperi.

A secretária da Saúde Ana Paula Matos enfatiza a importância do serviço e das gestantes aderirem ao acompanhamento. “É muito importante que essas mulheres se cuidem para que, consequentemente, tenham uma gestação e um bebê saudável. A ação é fruto da escuta sensível que fazemos com os usuários".

O acompanhamento durante a gravidez evita partos prematuros causados pela periodontite, doença grave que destroi os tecidos em volta do dente e dos ossos. Essa doença é muito perigosa para gestantes, pois as bactérias presentes na infecção podem cair na corrente sanguínea, o que causaria um parto prematuro.

“A partir desse primeiro mutirão já podemos entender o que essas gestantes precisam para que possamos prestar toda a assistência e acabar com esses mitos de que não se pode fazer tratamentos odontológicos durante a gravidez, quando na verdade é fundamental manter a saúde bucal nesse período," diz a Coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Mylena Leal.

0:50  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro