Salvador reforça combate ao mosquito

A mobilização Salvador Contra a Dengue, realizada pela Secretaria de Saúde da capital, prossegue em todos os Distritos Sanitários. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses promoveram inspeção para controle vetorial nesta segunda, com bloqueio de transmissão focal em todos os Distritos Sanitários com casos.

A equipe ainda fez aplicação de inseticida por UBV Costal e inseticida de efeito residual. A Escola Municipal Jaqueira do Carneiro, na Fazenda Grande do Retiro, recebeu o projeto Agente Mirim de Saúde. Na terça, o trabalho prossegue com inspeção para controle vetorial.

Será feito o bloqueio de transmissão focal, aplicação de inseticida por UBV costal e inseticida de efeito residual nos DS com casos notificados. O projeto Agente Mirim de Saúde ocorrerá na Escola Municipal Maria Dolores, em Tancredo Neves.

Além disso, o Setor de Educação e Mobilização Social em Zoonoses segue promovendo a conscientização com ações e atividades lúdicas, distribuição de materiais educativos, panfletos e orientações em escolas municipais da cidade, em Prefeituras-Bairro, Unidades de Saúde e locais de grande circulação de pessoas.

A secretária de Saúde, Ana Paula Matos, reitera a importância do apoio da população. O apoio, em todos as comunidades e bairros da cidade, tem sido fortalecido, temos visto cada vez mais a população envolvida com a realização de ações simples, que garantem bons resultados, e assim estamos vencendo o mosquito".

A SMS também segue atendendo solicitações por meio das equipes do CCZ em diversas localidades da capital. O telefone 156 é o canal de denúncias e solicitações para inspeções e ações contra a dengue.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do Estado, foram notificados 114.809 casos prováveis de Dengue na Bahia até 7 de abril, com Coeficiente de Incidência de 809,7 casos/100.000 habitantes. Na mesma semana de 2023, eram apenas 14.561 casos, o que representa um aumento de 788%.

265 municípios baianos estão em estado de epidemia de Dengue. Outros 80 estão em risco e 18 em alerta. Houve 30 mortes, em Vitória da Conquista (7), Jacaraci (4), Juazeiro (3), Piripá (3), Feira (3), S. A. de Jesus (2), Barra do Choça, Caetité, Campo Formoso, Carinhanha, Ibiassucê, Irecê, Santo Estevão e Encruzilhada.

18:36  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro