Simpósio gratuito discute a baixa visão

Itabuna sedia, nos dias 18 e 19, o II Simpósio de Baixa Visão do Sul da Bahia, realizado pela Fundação Regina Cunha. Aberto e gratuito, ele vai reunir algumas das principais instituições da Bahia na área da oftalmologia da baixa visão e reabilitação visual, em 20 horas de atividades que incluem aulas teóricas e práticas.

Haverá ainda vivência sensorial, mesa redonda com instituições públicas, controle social e sociedade civil para reflexão sobre o acesso à assistência. O objetivo é a capacitação e atualização dos profissionais de oftalmologia e áreas de reabilitação visual.

Entre as palestras estão "Papel do oftalmologista na avaliação da pessoa com deficiência visual", pela Dra. Fátima Neri; "Importância da avaliação da fonoaudióloga em crianças com DV", por Aline Tavares; "O papel da(o) pedagoga(o) no treino dos auxílios ópticos" com Corintha Silveira.

Além disso, haverá a apresentação de casos clínicos e a mesa redonda "Instituições e acesso à assistência na baixa visão", mediada por Ive Cunha, reunindo Sesab, Obras Sociais Irmã Dulce, Instituto de Cegos da Bahia, Conselho da Criança e Adolescente, Câmara, Secretaria de Planejamento e Inovação, Lions e Imaps.

"Queremos sensibilizar a sociedade para a importância do acesso à assistência e a inclusão", destaca Ive Cunha, que está à frente do evento. Ele tem a parceria do Instituto de Cegos, CER IV OSID, Sociedade Brasileira de Visão Subnormal, SOFBA e DayHORC. As inscrições são pelo Instagram @fundacaoreginacunha

A baixa visão, também denominada visão subnormal, é uma perda de visão que não pode ser corrigida por óculos convencionais, lentes de contato, medicação ou cirurgia. Também pode ser descrita como qualquer grau de enfraquecimento visual que cause incapacidade funcional e diminua o desempenho visual.

13:24  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro