Uesc festeja os 50 anos de seu campus

Nesta quinta a Universidade Estadual de Santa Cruz celebra os 50 anos da inauguração do Campus Professor Soane Nazaré de Andrade. Haverá o descerramento dxe algumas placas pela manhã, seguido de uma sessão solene no auditório do Centro de Arte e Cultura.

A Uesc vai entregar títulos de Doutor Honoris Causa ao icônico baterista Adalmiro Leôncio da Silva, o Sabará; ao fotógrafo e memorialista José Nazal Pacheco Soub e a Clóvis de Figueiredo Leite, o Kocó do Lordão, in memoriam. Também serão outorgados títulos de Professor Emérito.

Um deles será para o Diretor Geral da Fespi no período 1985 a 1988, Aurélio Macedo, outro à reitora de 2021-2019 Adélia Maria Carvalho. O evento é apenas o começo das comemorações pelos 50 anos do campus que, segundo a Uesc, prosseguem até o final do ano.

O reitor Alessandro Fernandes afirma que o campus é “mais do que uma estrutura física, muito mais do que um território em que protagonistas diversos, em ação, construíram, erguem e estão produzindo, dialogando, transformando, defendendo ideias e ideais".

A Uesc teve como embrião a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESPI), instituída em 1972 para reunir as faculdades de Direito de Ilhéus, de Filosofia de Itabuna e de Ciências Econômicas de Itabuna, resultante da iniciativa das lideranças regionais e da Ceplac.

O campus foi inaugurado em 22 de abril de 1974. Depois, em 1991, a Uesc foi estadualizada por decreto do governador Antonio Carlos Magalhães, selando uma conquista de toda a comunidade de Itabuna e Ilhéus, políticos, professores e jornalistas, que encamparam a luta por vários anos.

O ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, professor da Uesc, destacou "o papel fundamental exercido pelo professor Soane Nazaré de Andrade, um dos fundadores da Federação das Escolas Superiores de Ilhéuse Itabuna (FESPI), instituição que deu origem à Uesc".

15:51  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro