Autor de Ilhéus lança novo livro infantil

Imagine um menino questionador, curioso e corajoso o suficiente para enfrentar uma conspiração internacional. Ele tem apenas 10 anos, se chama Francisco de Assis, mas prefere o apelido CS, e é o personagem cativante do livro infantojuvenil "Eram muitos leões", do escritor baiano Tom S. Figueiredo,

Publicado pela Cepe Editora, ele será lançado neste sábado, na loja Le Chat, no Centro de Ilhéus, com uma manhã de autógrafos, das 10h às 11h30. Em 2019, o texto venceu a segunda edição do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária, 200 Anos de Independência, do governo federal.

“Eram muitos leões é aventura recheada de mistérios, com direito a conspiração internacional, heroína mascarada, segredos milenares, cientista desaparecido, pombo-ciborgue e muitos leões", diz Tom.

"É a história de uma criança que consegue olhar para o mundo e ver um monte de coisas e detalhes que a gente deixa de perceber quando vira adulto. Este é um tema que muito me interessa e, de certa forma, está presente em tudo que eu escrevo, essa ideia da criança como dona de um olhar livre e perspicaz”.

O protagonista vive num apartamento modesto, sem garagem, interfone e portaria. De repente, a família passa a morar num prédio de luxo, com cinco quartos, e CS é convidado para a enigmática festa de “Passagem para o outro mundo” do filho mais novo do chefe da mãe dele.

A partir daí, a vida de CS vira um carrossel de aventuras, onde não falta até uma briga com leões, muitos leões, que ele encara com inteligência e audácia. A história passa por muitos temas, diz Tom, como “responsabilidade ambiental, a irresponsabilidade das grandes corporações, a força da colaboração entre as pessoas, a coragem de enfrentar desafios.”

Com 120 páginas, o livro foi escrito aos poucos, até chegar ao formato atual. “Em 2019, já havia uma versão completa (premiada pelo governo federal) e o texto que a Cepe publica agora é a história de CS exatamente como eu gostaria de contar, do jeito que eu queria contar hoje em dia, amadurecida".

Tom S. Figueiredo nasceu em Itapetinga e mora em Ilhéus (BA). É autor de "Bem-vinda assombração", "Xaxado e o boi de ouro" e "A Moça-Gorila e o Engolidor de Elefantes", todos na categoria infantojuvenil, além da coleção de HQs "Em Terras Americanas".

Tem histórias publicadas no livro dos vencedores do Prêmio Funarte de Dramaturgia/Ministério da Cultura (a peça "Pedro e a cobra-de-fogo"), e no livro "Contos do Rio II", como primeiro colocado em um concurso literário promovido pelo jornal O Globo.

19:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro