Bombeiros de SP regatam cavalo ilhado

Foi um grupo de bombeiros de São Paulo o responsável por dar final feliz a uma novela que angustiava brasileiros em todo o país. Ele resgatou o cavalo caramelo que estava há dias ilhado em cima de um telhado na enchente do Rio Grande do Sul. Outras equipes tinham tentado o resgate, sem sucesso.

Na manhã desta quinta-feira, os bombeiros estavam em Canoas e foram enviados para ajudar as vítimas das chuvas que atingem a região. O animal estava ilhado há quatro dias no teto de uma casa. A força-tarefa foi montada com a participação de veterinários da Polícia Militar de SP e liderada pelos Bombeiros paulistas.

Ainda no período da manhã, os profissionais se deslocaram até a região onde o cavalo estava. “O trabalho começou ontem à noite, quando recebemos o apoio dos veterinários de São Paulo”, disse o capitão Tiago Franco, que liderou a missão de resgate.

“Quando chegamos encontramos o animal em uma situação debilitada”, conta o capitão. “Tentamos nos aproximar de maneira calma, fizemos a contenção física, os veterinários vieram com os medicamentos. Após a sedação, deitamos o cavalo numa balsa de salvamento e fizemos a extração em segurança.”

O animal, que pesa 350 quilos, foi deitado no bote e seguiu por quase meia hora num percurso de quatro quilômetros até o ponto seco da cidade. No local, uma viatura dos Bombeiros de São Paulo puxou o bote até um caminhão da Brigada Militar. O animal, ainda sedado, foi levado até um hospital veterinário.

Desde o início do mês, o Governo do Estado de São Paulo oferece apoio ao Rio Grande do Sul. Ele enviou agentes de segurança, viaturas, embarcações e toneladas de doações para as cidades atingidas. As ações fazem parte da mobilização que a Defesa Civil e outros órgãos do governo fazem em apoio aos gaúchos.

“Os helicópteros-águia estão voando a região metropolitana de Porto Alegre a todo momento. Nós estamos coordenando as Defesas Civis municipais para ajudar pontualmente algumas regiões. A parte de busca, salvamento e socorro está sendo realizada com outras forças na parte norte do estado”, explicou o porta-voz da Defesa Civil, capitão Roberto Farina.

18:45  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro