Bombeiros de SP salvaram 814 pessoas

A primeira equipe de bombeiros paulistas enviada ao Rio Grande do Sul para ajudar o governo local no resgate das vítimas das enchentes retornou nesta segunda-feira a São Paulo. Outra equipe com o mesmo número chegou no estado gaúcho no fim de semana para dar continuidade aos salvamentos.

O desastre é visto como “sem precedentes” por quem estava na missão. “Nunca vi um cenário tão catastrófico em 19 anos de carreira”, descreveu o sargento Marcel Carvalho, que passou cerca de dez dias na linha de frente dos resgates no RS.

O bombeiro participou do salvamento de quatro pessoas e dois cachorros que caíram de um barco em Eldorado do Sul, na quarta 8. Os 33 militares, atuando desde 1º de maio, resgataram 814 pessoas e 170 animais, com apoio de dois cães, oito viaturas e sete embarcações, que permanecem no RS.

O grupo médico também prestou mais de 80 atendimentos ambulatoriais à população e aos policiais que atuavam nas ocorrências. Além do cenário de destruição, o que mais intrigava os bombeiros na operação era o nível da água.

“Em todas as vezes em que atuei em locais com enchentes, a água depois de um tempo baixava. Lá no Sul continuava igual, chegava a bater no segundo andar das casas. Eu voltei com a sensação de que a água está no mesmo nível depois de dez dias”, relata o tenente Fábio Spacassassi.

Ele e o capitão Franco participaram do resgate do cavalo Caramelo na quinta (9), em Canoas, que comoveu o país. “Gastamos muita energia para fazer essa ação, tinha muitos riscos envolvidos. Foi um planejamento muito bem elaborado e que teve um final feliz”, diz o capitão.

“A demanda era muito maior que a oferta de serviço”, observa. A equipe ficava na base do Comando Geral dos Bombeiros, em Porto Alegre. “Levamos água, alimentos, colchões, remédios, equipamentos. Fomos autossuficientes, não incomodamos em nenhum momento o estado, que já sofre com essa calamidade”, diz o major Adriano Baruffaldi, comandante das equipes de SP.

17:49  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro