Camelôs são enquadrados em Itabuna

Uma equipe de fiscalização das secretarias da Segurança e Ordem Pública (SESOP) e Indústria e Comércio (SICER), iniciou nesta quinta uma ação para reordenar o comércio informal do centro, definindo espaços nas calçadas da Avenida do Cinquentenário para a ocupação pelos camelôs.

A iniciativa vem depois que os fiscais notificaram os ambulantes que descumpriram normas do Código de Posturas e as recomendações. A reorganização do comércio informal é uma necessidade devido à utilização de barracas e tabuleiros fora dos padrões definidos pela SESOP, diz o secretário Humberto Mattos.

“A fiscalização é uma ação difícil, porque embora hajam questões legais os ambulantes insistem em descumprir as orientações. Com isso, calçadas são invadidas, causando prejuízos ao fluxo das pessoas e aos comerciantes legalmente instalados que arcam com aluguéis, impostos, salários e encargos sociais".

O titular da SESOP acrescenta que muitas pessoas são obrigadas a sustentar suas famílias com a venda de mercadorias nas calçadas. “Mas hoje ninguém foi impedido de trabalhar, sendo exigido que apenas cumpram o acordo e sigam o padrão de barracas e tabuleiros entre 1,5 metro e 2 metros".

“Procuramos acomodar as pessoas que defendem o pão de cada dia e levam o sustento para suas famílias e, de outro lado, os comerciantes legalmente inscritos na Prefeitura. Conseguimos ordenar, estabelecer setores e abrir espaços para os transeuntes”, afirmou o diretor de Comércio Tiago Leal.

17:57  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro