Equipes de SC resgatam 3 mil gaúchos

Nesta sexta-feira, as equipes do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina seguiram atuando em apoio ao Rio Grande do Sul, realizando resgates de pessoas ilhadas e animais nos municípios de Canoas e Lajeado. Desde que começou a atuar, em 1º de maio, as equipes já resgataram 2.959 pessoas e 473 animais.

Na região de Cruzeiro do Sul, o foco está no mapeamento de áreas com acúmulo de entulhos para busca de possíveis vítimas, trabalho que é bastante minucioso. Atuam em solo gaúcho, 49 bombeiros militares e 4 cães de busca com uma estrutura de 12 viaturas, 17 embarcações, 11 motores de popa.

Mais uma mini escavadeira, um Auto Posto Comando (APC), dois caminhões, um quadriciclo, drones e ⁠equipamentos para resgate em áreas deslizadas. A PM de Santa Catarina também coordenou uma força-tarefa para a entrega de remédios a pessoas que estão desabrigadas na quinta-feira, em São Leopoldo.

Os donativos foram arrecadados pelo Ministério Público de Santa Catarina e por meio do trabalho dos policiais catarinenses puderam chegar aos abrigos. Foram doados 2.100 caixas de remédios, luvas cirúrgicas, álcool líquido e glicose, além de três toneladas de produtos como água, materiais de higiene e alimentos.

Outra ação vem sendo feita pela Secretaria de Assistência Social, mobilizada para mapear quantas famílias estão migrando do Rio Grande do Sul para Santa Catarina em função às cheias, para levantar que tipo de auxílio elas necessitam. O documento vai orientar as equipes de Assistência Social nos municípios.

“Nosso estado é reconhecido por cuidar das pessoas e vamos nos empenhar para acolher todos que necessitarem. Assim que soubemos que essas famílias começaram a vir para cá, a Secretaria prontamente iniciou esse levantamento”, explica a secretária Maria Helena Zimmermann.

20:19  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro