Itabuna começa a vacinar contra a Polio

A Prefeitura de Itabuna iniciou nesta segunda-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Ela é feita em todas os postos de saúde e vai até 14 de junho. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas. A expectativa é imunizar 10.188 crianças.

Este número corresponde a 95% das crianças entre um e 5 anos. Serão utilizadas as vacinas oral poliomielite (VOP) pela última vez, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde. Na UBR Roberto Santos, no Bairro Santo Antônio, só nesse primeiro dia foram imunizadas cerca de 50 pessoas em pouco menos de três horas.

Mas a vacinadora Carla Graziete Vieira conta que não foram apenas vacinas contra a pólio, porque o número também inclui vacinados contra hepatite, febre amarela, sarampo e Covid 19. Para receber a dose é preciso apresentar documento com foto, CPF, Cartão SUS e carteira de vacinação.

Carla explica que, com a Carteira de Vacina, é possível acompanhar a situação vacinal tanto de crianças quanto de adultos e atualizar com todas as vacinas de campanha ou aquelas de rotina. A vacina é gratuita e está disponível em todas as UBS e USF da rede de Atenção Primária.

A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, destaca que a Poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, caracterizada pela contaminação pelo poliovírus, que pode causar paralisia dos membros inferiores de forma irreversível e em casos graves até levar à morte.

“A vacinação ainda é a principal forma de prevenção da pólio e de muitas outras doenças. Por isso, a importância de os pais e ou responsáveis manterem a imunização completa de crianças em dia. Os adolescentes e os adultos também devem seguir o esquema vacinal para assegurar a saúde da família”.

17:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro