Juiz manda retirar invasores da PMI

O juiz Júlio Gonçalves da Silva Júnior, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna, respondeu com rapidez a um pedido da Prefeitura de Itabuna contra uma ação política do Sindiguarda, que levou um grupo armado para ocupar o Gabinete do Prefeito e outras áreas do prédio do Executivo, na Av. Princesa Isabel.

O magistrado ordenou a retirada imediata dos invasores, autorizando o uso de força caso seja necessário e oficiou o 15º Batalhão da PM. Além disso, determinou multa de R$ 15 mil a cada invasor e R$ 50 mil ao Sindicato dos Guardas Civis do Estado da Bahia em caso de descumprimento.

O pretexto da invasão foi o não envio do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração à Câmara. A Prefeitura explica que a lei proíbe “fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.”

A Prefeitura tinha enviado um projeto de lei para o PCCR dos Guardas Civis no ano passado, mas o próprio Sindiguardas pediu que ele fosse retirado de pauta para reabrir as negociações, como ficou registrado em ata, pedindo a manutenção apenas do reajuste salarial por meio da Lei Municipal.

"Com isso, os GCMs perderam o prazo anterior à vedação eleitoral que inadvertidamente contestam. O ato de invasão do Gabinete do Prefeito, sob obras de reforma, aconteceu sob a liderança da direção do Sindicato dos Guardas do Estado da Bahia e ao arrepio da citada legislação".

Na inicial da ação, a Prefeitura conta que os invasores também se comportaram de maneira inaceitável, "fazendo uso de som em alto volume e declarando que não deixariam o local. Adicionalmente, anunciaram a intenção de acender uma fogueira dentro do gabinete, reforçando a gravidade de suas ações."

O Executivo lebrou que os invasores "são servidores armados" e pediu intervenção policial para garantir a segurança. "Tal medida é essencial não apenas para restaurar o acesso e a funcionalidade do prédio público, mas também para assegurar a proteção dos direitos e da segurança dos demais servidores e da população".

18:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro