No RS, rádio é essencial na tragédia

O temporal que atingiu o estado do Rio Grande do Sul deixou os moradores sem comunicação devido à falta de energia elétrica, telefonia e internet. As rádios estão sendo a saída para que as vítimas consigam se manter atualizadas, em tempo real, sobre o tempo, localização de abrigos e orientações.

Roberto Cervo Melão, presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), pontua que o rádio de pilha ou pelo celular têm sido fundamentais para informar as pessoas mais isoladas, colocar no ar informações da Defesa Civil, além de divulgar pontos de doação de alimentos, água e roupas.

“A radiodifusão tem grande importância pela credibilidade, sinceridade e honestidade de quem faz a rádio acontecer”, explica Melão. O sinal da telefonia móvel e de outros serviços de telecomunicações funcionam parcialmente em 222 cidades gaúchas, em decorrência das chuvas e enchentes.

A interrupção parcial ocorre quando há pelo menos uma operadora funcionando em uma determinada região, ainda que outras estejam com serviço afetado. Já em outros quatro municípios, o apagão da telefonia móvel é total: Arroio do Meio, Doutor Ricardo, Eldorado do Sul e Progresso.

Nessas localidades, não há sinal de telefonia, segundo o balanço apresentado na quinta-feira (9) pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que foi a Porto Alegre para acompanhar as ações. “Além das operadoras, os provedores de pequeno e médio porte estão com equipes mobilizadas".

O ministro se reuniu com a associação de pequenos e médios provedores de internet banda larga e ouviu relatos de que parte dessas empresas foram muito atingidas pelo evento climático. O rádio, que pode ser captado em aparelhos a pilha, nos carros e nos celulares mesmo sem internet, tem sido essencial.

20:21  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro