Oeste aumenta o rendimento do cacau

Não é de hoje que o oeste da Bahia investe na produção de cacau. O volume significativo de recursos empregados na lavoura, com manejo e tecnologia para o plantio a pleno sol, começa a dar bons frutos. A região atingiu a produtividade média de 3.500 quilos por hectare.

Ela é mais de dez vezes superior à média nacional, de 330 quilos por hectare. A informação foi divulgada durante a terceira feira Cacaicultura 4.0, no mês passado, em Riachão das Neves. O evento tem foco em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau no cerrado baiano.

Segundo estudo do Instituto Floresta Viva com pesquisadores da Brown University, dos Estados Unidos, no Litoral Sul da Bahia, onde predomina o sistema cabruca, a média da produtividade é de 185 quilos por hectare. O número é muito baixo frente o potencial da lavoura na região.

No mesmo sul da Bahia, com o apoio técnico da Ceplac, o programa 500 arrobas tem o objetivo de elevar a produtividade para 7.500 quilos por hectare. A marca já foi batida pelo produtor Marcos Melo, da Fazenda Rio Doce, em Canavieiras. Outros produtores elevaram a produção acima de 3 mil quilos por hectare.

17:23  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro