Samu de Ilhéus só tem uma ambulância

Faz um mês que o Samu de Ilhéus tem apenas uma ambulância em funcionamento. O município deveria ter sete veículos, sendo quatro ambulâncias básicas, duas avançadas e uma motolância. A única em operação é a do tipo avançada. Ela é destinada aos casos mais graves, mas tem sido usada em todas as ocorrências.

Segundo apuração do Jornal das Sete, da Morena FM, todo mês o Ministério da Saúde envia R$ 360 mil para a Secretaria de Saúde de Ilhéus. Esse foi o valor recebido no mês passado. Como a verba tem destinação específica, só pode ser usada no custeio do Samu. Mesmo assim, as ambulâncias vivem quebradas.

O problema não é novo. O jornal A Região já noticiava a precariedade do Samu de Ilhéus em 2017, quando também tinha só uma ambulância em funcionamento, em 2018, durante a pandemia e no ano passado, quando médicos do serviço foram embora por causa dos constantes atrasos de salário.

No mês passado, o prefeito Mário Alexandre decidiu extinguir o cargo de médico socorrista, uma medida que só aumenta o descaso com a saṹde da população local. Além disso, as instalações da base do Samu em Ilhéus são isalubres, com problemas que vão de mofo a trincas nas paredes.

O problema atual deu origem a uma representação ao Ministério Público Federal, já que os recursos vêm da União. O documento foi elaborado por membro do Conselho Municipal de Saúde e diz que, para compensar a falta de ambulâncias, o Corpo de Bombeiros cedeu um veículo, que é tripulado pela equipe do Samu.

Quem paga a conta é população e ela não é baixa. Às vezes, paga com a vida. No ano passado, antes de morrer, o ex-vice-prefeito José Henrique Abobreira esperou 50 minutos pelo Samu. Esse foi um caso emblemático, mas existem dezenas que não chegam a ser noticiados.

19:52  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro