Servidores fecham a BR mais uma vez

Os servidores da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) fizeram mais um protesto fechando a BR-415, em frente ao Hospital Regional Costa do Cacau. A manifestação se soma a outras promovidas pelo pessoal não só da Saúde, como da Educação, que não aceitam o aumento de 4%, em 4 parcelas, oferecido pelo governo.

Eles ficaram 9 anos sem qualquer reajuste e apontam perdas acima de 39% no poder de compra dos salários. Os funcionários exigem pelo menos 10% em parcela única. A proposta do Governo, de 4%, será apreciada nesta terça pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), depois de fracassar na semana passada.

Ele teve que ser retirada de pauta diante do protesto dos servidores na casa. Os sindicatos prometem repetir a manifestação, assim como promover outras na capítal e no interior. Em Itabuna, o protesto aconteceu na Praça Adami, além do bloqueio da rodovia Jorge Amado, liberada ainda durante a manhã.

A inflação medida pelo INPC entre 2015 e 2023, período em que o funcionalismo do estado ficou sem aumento salarial, chegou a 47,16%. Neste período, durante as duas gestões de Rui Costa (PT) o Governo da Bahia só deu reajuste em 2022, seu último ano, eleitoral, e 2023, primeiro de Jerônimo Rodrigues.

18:02  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro