Servidores protestam contra o Estado

Os servidores da Saúde da Bahia continuaram nesta quarta a paralisação de 72h em protesto contra o governo do estado, chefiado por Jerônimo Rodrgigues, do PT. Eles estão fazendo atos em várias cidades cobrando uma negociação salarial. No sul da Bahia, fecharam a BR-415, em frente ao Hospital Regional.

O SindSaúde defende um reajuste salarial de 10% e quer discutir um Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os grupos ocupacionais de saúde e técnico administrativo. A categoria também reclama da falta de concurso público, do incentivo da promoção de carreira e do adicional de insalubridade.

Ele já foi determinado por decisão judicial, mas o governo do estado não cumpre. O governador enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei para aumentar os salários do funcionalismo em 4%, dividido em quatro vezes. Seria retroativo a maio, mas os sindicatos querem que retroaja à data-base de 1º de janeiro.

A votação, que seria ontem, foi adiada depois que os servidores fizeram um enorme protesto durante a sessão, mas o governo tem ampla maioria e aprova tudo que envia para a Alba. O SindSaude lembra que de 2015 a 2023 a inflação reduziu o poder de compra do salário em 33% e ficaram sem aumento por 8 anos.

13:58  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro