Tarcísio apresenta plano SP nos Trilhos

O governador Tarcísio de Freitas lançou nesta quarta o SP Nos Trilhos, que reúne mais de 40 projetos de transporte de passageiros e cargas por ferrovias. São mais de 40 propostas, 9 já qualificadas, para inovação com Trens Intercidades (TIC), Veículos Leves sobre Trilho (VLT), trens urbanos e metrô.

Ao todo, os projetos do SP Nos Trilhos somam investimentos estimados em R$ 194 bilhões e mais de 1 mil km de malha férrea. “O estado de São Paulo cresceu e suas grandes cidades nasceram às margens dos trilhos. Há um grande esforço do Governo do Estado de retomar o transporte ferroviário".

"Ele é urgente. As rodovias estão cada vez mais congestionadas e precisamos de uma solução sustentável e aderente ao que o mundo faz. Se vamos começar a retomada do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, isso tem que acontecer em São Paulo. Temos um futuro ferroviário”, afirmou Tarcísio.

Dos 9 projetos já qualificados, o TIC Eixo Norte (São Paulo-Campinas) será implementado pelo consórcio C2 Mobilidade após a assinatura da concessão, nesta quarta. Os outros TIC são Eixo Oeste (São Paulo-Sorocaba), Eixo Leste (São Paulo-São José dos Campos) e eixo Sul (São Paulo/Santos).

Além deles, existem os projetos das linhas 10 e 14 (ABC Leste), e 11, 12 e 13 (Alto Tietê) de trens urbanos, as linhas 19 e 20 de metrô e os VLTs de Campinas e Sorocaba. O SP Nos Trilhos também reúne propostas que ainda estão em avaliação, como os TICs São José dos Campos-Taubaté, Sorocaba-Campinas-Ribeirão Preto.

19:02  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro