União leiloa casarão histórico de Ilhéus

A Secretaria do Patrimônio da União vai leiloar o casarão do Coronel Tico Pinto, em Ilhéus. Erguido no final do século 19, o prédio fica na Rua Conselheiro Dantas, a poucos metros da Igreja Matriz de São Jorge, no Centro Histórico. Hoje em ruínas, ele já foi ocupado pelo Ministério dos Transportes e pela Marinha.

O leilão virtual será no próximo dia 21, com lance mínimo de R$ 670 mil. As ofertas poderão ser feitas até as 10 horas do mesmo dia, pela internet, no Portal VendasGov. A venda foi anunciada em meio à polêmica sobre o abandono do patrimônio arquitetônico de Ilhéus.

A fachada do prédio da União Protetora dos Artistas e Operários desabou no último dia 30. O Coletivo Preserva Ilhéus alertou que o casarão da Conselheiro Dantas pode ter o mesmo destino, caso não seja recuperado. Em 2021, parte da marquise desabou. Por sorte, ninguém foi atingido.

Para a advogada Marta Serafim, voluntária do Preserva Ilhéus, o município perdeu a oportunidade de garantir a conservação de seu patrimônio histórico. Ela se refere ao contrato de 2018, quando a SPU cedeu o prédio à Prefeitura para a instalação da Secretaria de Meio Ambiente.

Como o prefeito Mário Alexandre não honrou o acordo, o Governo Federal tomou o prédio de volta. Agora, segundo Marta, nada garante que o prédio e sua história serão preservados.

20:22  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro