Abapa vai dobrar análises do algodão

Durante a Bahia Farm Show o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, lançou a pedra fundamental da nova sede e do laboratório de análise de fibras da entidade, em construção ao lado do complexo que sedia a feira, em Luís Eduardo Magalhães.

Os produtores de algodão explicam que o empreendimento abrange uma área de 9.619,97 m² de construção, dos quais 4.600 m² serão destinados ao novo centro de análise de fibras, que será o maior da América Latina.

Luiz Carlos conta que o novo laboratório pretende dobrar a capacidade de classificação da pluma, etapa fundamental para comercializar o algodão, nos mercados interno e externom para as indústrias têxteis. “Com a nova estrutura, teremos a capacidade de instalar até 28 máquinas de classificação HVI".

"É o dobro de equipamentos que operamos hoje no atual prédio, podendo chegar futuramente até 60 mil amostras analisadas por dia. Estamos pensando à frente, na ampliação da nossa produção de algodão no campo, e preparando a logística necessária para aumentar também as análises que atestam a qualidade".

A vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto, reforça que o empreendimento demonstra a união dos produtores e da associação. “Esta obra é resultado de um trabalho iniciado por muitas pessoas e diretorias que passaram pela Abapa. E é esta unidade de ações, ideias e propósitos que assegura um grande investimento como este".

Além de laboratório, o local vai abrigar a área administrativa, com salas de reunião, auditório para 500 pessoas e um museu do algodão. O empreendimento está com 54% da obra finalizada, em fase de conclusão da fundação e da estrutura pré-moldada, cobertura, alvenaria, reboco e entrando na fase de acabamento.

Também participaram do lançamento da pedra fundamental na Bahia Farm Show, os ex-presidentes da entidade e atuais diretores consultivos, Celestino Zanella e Júlio Cézar Busato, que reforçaram a importância do desenvolvimento do setor do algodão pelo empenho e conquistas da Abapa.

Na safra 2022/2023, os produtores levaram para o Centro de Análise de Fibras um total de 3,55 milhões de amostras, um aumento de 25,5% em relação ao ciclo anterior.

14:18  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro