Bahia tenta salvar vacinas da dengue

Em uma medida emergencial para evitar o desperdício de imunizantes, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne gestores municipais e estadual de saúde, decidiu ampliar temporariamente a faixa etária para a vacinação contra a dengue. Pessoas de 4 a 59 anos poderão se vacinar.

As doses têm vencimento marcado para 30 de junho, por isso o público inicial, de 10 a 14 anos. foi am,pliado agora. A escolah deste público sempre foi inexplicável, já que é o menos afetado pela dengue. Mais de 80% dos casos de dengue no Brasil são em pessoas acima dos 39 anos. O mesmo acontece com as mortes.

A decisão de ampliar o público foi tomada em resposta ao estoque remanescente de 6.727 doses, que estão concentradas principalmente em Itabuna, Jequié e Ilhéus, municípios que juntos somam 55% desse total. Ao todo, 36 municípios da Bahia sinalizaram a existência de doses com o mesmo vencimento.

A secretária da Saúde Roberta Santana fez um apelo à sociedade para que leve sua família apra se vacinar, porém a população está desconfiada, depois de descobrir que a vacina contra a Covid, vendida como segura e eficiente, além de não evitar o virus, vem causando problemas graves em quem tomou mais de uma dose.

Em 2024, a Bahia já registra 222.189 casos de dengue, tendo 109 municípios em situação de epidemia e 278 em nível de risco ou alerta. O Governo do Estado vem investindo em aquisição de medicamentos e insumos, equipamentos para agentes de endemias, capacitação de profissionais e uso do “fumacê”.

19:02  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro