Baiano faz exposição única no CCSP

O artista baiano Augusto Leal apresenta a mostra “Ocupação CCSF – Centro Cultural Simões Filho”, a partir do dia 15 de junho, no Centro Cultural São Paulo. Com curadoria de Guto Ezek, a exposição ocupa diversas áreas do CCSP, entre eles o Jardim Suspenso, Piso Flávio de Carvalho, Jardim Luiz Telles e áreas comuns.

A exposição se propõe a evidenciar o caráter multifacetado e transversal das formulações de Leal, nascido em Simões Filho/BA. Suas obras datam de 2009 a 2024 e estão instaladas em vários locais. Conhecido por usar a cidade como "tela", o artista usa principalmente o espaço público como palco para reflexões.

“É a partir da dimensão física e simbólica da rua e do espaço público que o trabalho de Augusto Leal é acionado. A geografia de seu pensamento artístico é topografada como um exercício de interferência em localidades onde existem conflitos-temas de suas investigações artísticas", afirma Guto Ezek.

A mostra traz obras de grande escala, onde Leal convida o público para questionar o próprio repertório visual, com obras como Gangorra e Encontros, onde a participação do público é imprescindível para fazer "girar o poder" e demarcar nossas presenças nos espaços.

A Bibliocicleta migra a cultura livresca e radicaliza a experiência de distribuição de livros, enquanto a Sinalização Profética torna visíveis lacunas e ausências, como uma placa indicando "artista cobrando cachê a 200m". Já a Faixa ensaia a manifestação efêmera da marcação de uma ideia ou reivindicação em um lugar.

Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia, graduado em Desenho Industrial pela mesma instituição, Augusto Leal entende a arte como "prática libertadora, pois por meio dela consego compreender e elaborar as questões que me atravessam, e fabular novos mundos".

17:46  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro