Bento sugere mudança no transporte

O pré-candidato à prefeitura de Ilhéus pelo PSD, Bento Lima, sugeriu uma mudança no sistema de transporte de Ilhéus em entrevista ao jornalista Vilanova. A ideia é criar um sistema de transporte distrital, separado do urbano. Segundo ele, as empresas culpam o transporte rural pelo alto custo da operação.

"A gente já vinha discutindo muito internamente com o prefeito, a Sutram e Comutran. Nós temos dificuldade no transporte urbano de Ilhéus que são gerais, que as empresas de transporte do Brasil passam, pós pandemia, o advento dos aplicativos que diminuiu muito o IPK, Índice de Passageiros por Quilômetro".

"Isso tem um impacto muito grande no faturamento e no equilíbrio receita-despesa das concessionárias. Para além disso, a própria estruturação do serviço na constituição federal, quando distribuiu essa responsabilidade ao município, deu a obrigação de prestar o serviço, mas não estruturou o custeio do mesmo".

"É uma realidade nacional que a tarifa não comporta os gastos das empresas. Então, você tem a destinação de receita pública nos grandes municípios do Brasil e de médio porte também, a exemplo Conquista, Itabuna, Feira, Salvador. Todos subsidiam os serviços para as concessionárias", explicou Bento.

"Ilhéus tem uma maior dificuldade, porque a prefeitura fez uma concessão para 35 anos. Nós já vamos a 22 anos desse contrato e eu costumo comparar o impacto que foi a Ilhéus de 2016 e de 2024. Nós expandimos o sítio urbano, que obrigou as empresas a realizar o transporte distrital, que não estava no contrato".

Bento considera que as empresas tiveram que ampliar a frota para cumprir essa obrigação, rodando para distâncias enormes em estradas de terra, muito ruins. "Estamos discutindo a possibilidade de dividirmos esse objeto, separar esse contrato em contrato de transporte urbano e criarmos um de transporte distrital".

"Para que eu possa ter uma opção viária de transporte público que gire entre as regiões de Coutos, Santo Antônio, Búzios, Rio do Engenho e chegue até Olivença, dentro da estrutura viária distrital. E que possa ter acesso ao sistema de transporte urbano por meio de terminais distritais. Isso não está em projeto".

Bento sugere iniciar com três terminais distritais, norte, sul e oeste. Vila Nova perguntou se o município iria subsidiar também esse transporte rural. "Em concepção, eu tenho o transporte escolar e isso me veio como uma ideia quando a gente foi fazer a licitação do transporte escolar e tem as rotas estabelecidas".

"É um sistema viário que já existe ali e o município já banca isso. Então o que está em minha concepção. No momento em que eu separo o objeto urbano do distrital, eu reduzo o custo das empresas, porque a alegação das empresas é que o que inviabiliza o transporte urbano em Ilhéus é o transporte rural".

"Então, eu posso subsidiar e verificar como que a receita-despesa do transporte distrital vai se comportar. Penso que a opção para você resolver, melhorar e ter a possibilidade de cobrar mais das empresas é separar os objetos. Eu usei o transporte escolar como exemplo", finalizou.

18:33  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro