Confiança do empresário cai de novo

A confiança do empresariado paulistano registrou queda pelo segundo mês seguido. Em maio, o Índice de Confiança (ICEC), medido pela federação do comércio (FecomercioSP), caiu mais 0,9% em comparação a abril, que já tinha registrado queda, passando de 108,9 para 107,9 pontos, o menor patamar de 2024.

O resultado foi influenciado, principalmente, pela avaliação das condições atuais do empresário, que despencou 6,1%. "A queda e o sentimento de insatisfação podem estar relacionados tanto a fatores internos, como endividamento, aumento de custos e queda nas vendas, como externos, diz a entidfade.

Entre as influências fora da empresa estão aspectos macroeconômicos como redução no ritmo de cortes da Selic, aumento de impostos, inflação em alta, restrições ao crédito e fuga de investidores. As perspectivas para o futuro também seguem caindo, com menos 0,3%. Mesmo assim, há previsão de abrir vagas.

O índice de investimento, que mede a disposição de contratar ou investir na estrutura, subiu 3,1% em relação a abril. O resultado foi puxado pelo sentimento em relação ao nível de estoque, que avançou 5,4%, e pelo de contratação de funcionários, que subiu 3,1%, provavelmente puxado pelas datas comemorativas.

16:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro