Estado abandona hospital veterinário

O Hospital Veterinário da Uesc está abandonado pelo Governo do Estado há mais de seis meses, parado por falta de absolutamente tudo. Estudantes e professores de Veterinária protestam contra o descaso do governador Jeronimo Rodrigues (PT). A crise foi tema do programa Conexão Morena, da Morena FM.

O host Oziel Aragão conversou com Lúcia Aparecida, da ONG Animiau. "Oziel, não tem papel higiênivo para os alunos. Não tem uma seringa para colher um hemograma. Estão com animais na fila de espera para fazer cirurgia porque não tem aparelho para anestesia inalatória. Não tem raio-x desde o ano passado", denuncia.

"Como é que vai acompanhar o animal se recuperando se não tem medicamento?" Lúcia relata que o semestre está prejudicado e apela: "senhor governador Jerônimo Rodrigues, precisamos que o senhor desça aqui e resolva essa situação. Educação não é fantasia. Ou voce forma o profissional, ou não forma".

Poliana de Castro, vice-diretora do hospital veterinário da Uesc, conta que está com cinco pedidos de compra emergenciais de materiais essenciais cadastrados no sistema. "Mas esses pedidos não andam. Uma das principais disciplinas é a de cirurgia e os alunos não tiveram nenhuma aula prática neste semestre".

"É inadmissível um aluno se formar sem passar por nenhuma cirurgia durante o curso. É um curso prático, não tem como ser teórico, não tem como ser online. O aparelho de anestesia está quebrado, a bomba de infusão está quebrada. Temos um mês para finalizar o semestre sem nenhuma aula prática", lamenta.

16:50  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro