Itabuna reativou o Consultório de Rua

A Prefeitura de Itabuna realizou nesta semana o programa Consultório na Rua, com as secretarias municipais de Saúde e de Promoção Social oferecendo serviços básicos, mas essenciais para a população carente e de rua. O programa é do Ministério da Saúde e existe desde 2011, mas ficou inativo no município.

Agora a Prefeitura aderiu e deu andamento ao programa, que assiste moradores de rua com serviços de saúde e promoção social. A secretária da SEMPS Luciana Seara explica que estão sendo oferecidos serviços do Centro POP, POP Acolhimento e abordagem para localização destas pessoas.

A psicóloga Vanessa Barbosa, da Secretaria de Saúde, lembra que o objetivo é fornecer atendimento integral para a população de rua e vinculá-la aos serviços de Saúde da Família (Atenção Primária), assim como aos setores de Atenção Secundária (média) ou Terciária (Alta Complexidade).

“O serviço funciona de forma itinerante, ou seja, cobrimos toda Itabuna levando serviços como aferição de pressão arterial (PA), exames de glicemia, curativos, vacinação, testes rápidos para ISTs, avaliação em saúde bucal, atendimento e orientação do serviço social e da psicologia”, explica.

Os atendimentos ocorrem durante o dia e também à noite, sendo que no período noturno o acolhimento é feito no condomínio Centro Comercial e no Bairro São Caetano. Os atendimentos diurnos ocorrem em qualquer bairro, com serviços de Educação em Saúde e Educação Permanente para as equipes de saúde.

16:45  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro