PF faz operação contra fraude na Bahia

A Polícia Federal deflagrou nesta terça a Operação Piemonte. Executada em cinco municípios baianos, ela visa combater uma quadrilha especializada em desvio de dinheiro público, fraude em licitações, corrupção, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos. A ação tem parceria da Controladoria Geral da União (CGU).

Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em Juazeiro, Ourolândia, Capim Grosso, Várzea Nova e Filadélfia. Houve ainda o sequestro de diversos bens, bloqueio de contas e afastamento dos servidores públicos envolvidos. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia.

De acordo com a Polícia Federal, o esquema criminoso era formado por ex-gestores, vereadores, funcionários públicos, empresários, políticos e particulares de Jacobina, Capim Grosso, Filadélfia, Várzea Nova e Ourolândia. Os policiais federais apreenderam dinheiro em endereços dos acusados.

As investigações revelaram um intrincado esquema de fraude em licitações, em especial na locação de veículos, com pagamento de propina a servidores e políticos, através de um elaborado esquema de lavagem de capitais, compra de veículos de luxo e transferências de dinheiro para laranjas e testas de ferro.

Os investigados responderão por associação criminosa, fraude em licitação, desvio de recursos públicos, sonegação de impostos e lavagem de dinheiro. A investigação começou em 2022, a partir da suspeita de uma fraude em licitações de locação de veículos por uma mesma empresa em várias cidades da Bahia.

A PF identificou diversas irregularidades nas licitações, que começavam com o aumento do valor estimado para a contratação, mediante cotações de preços forjadas e genéricas, inviabilizando a avaliação de sua compatibilidade com o preço de mercado. Os editais eram direcionados.

Já a execução do serviço era, em grande parte ou totalmente subcontratada, acarretando pagamentos superiores ao custo real. Segundo as investigações, o grupo movimentou, ilegalmente, em um curto período, o valor de R$ 51.758.151.

14:14  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro