Poder do rádio é maior que o esperado

Um estudo do Radiocentre, entidade que reúne as rádios comerciais do Reino Unido, avaliou a performance de campanhas no rádio através da análise de atribuição. As técnicas de atribuição de anúncios em rádio avaliam o aumento de visitas no site do anunciante durante os 20 minutos seguintes à veiculação.

O aumento em relação ao tráfego normal é o resultado apurado. O estudo mostrou que os resultados no rádio se estendem por até 19 horas depois que o spot é veiculado. Nos primeiros 20 minutos ocorre um aumento de 8%, o resto se espalha por mais 19 horas. Antes, não se levava em conta esse período.

Além disto, o ouvinte pode lembrar do spot mais tarde e buscar o site usando uma busca, por exemplo, ampliando o efeito indireto do rádio. "Ou seja, diferente dos critérios usuais de atribuição, este tráfego indireto também deve ser considerado no caso da avaliação de performance do rádio", diz o estudo.

O Radiocentre recomenda remanejar até 50% das verbas totais da campanha para o rádio, porque isso vai garantir um aumento da performance do conjunto de midias. "O rádio eleva as sessões na web duas vezes mais eficientemente em termos de custo do que outros meios de geração de demanda combinados", diz.

"O efeito de resposta indireta da publicidade em rádio aumenta os resultados de canais de resposta digital puro, aumentando os volumes de busca orgânica, as impressões de busca paga com melhor conversão para referências; elevando a resposta aos anúncios sociais pagos. Gera benefícios de longo prazo para marcas".

17:48  |  


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sao pedro