Público rejeita e vacinas são perdidas

É muito baixa a procura pela vacina contra a dengue em todo o Brasil. Não é diferente na Bahia. O problema é que os municípios podem ser obrigados a jogar milhares de doses do imunizante no lixo, porque os estoques estão cheios de vacinas com data de validade prestes a vencer.

Itabuna tem mais de 2.600 doses com prazo de validade até 30 de junho. A vizinha Ilhéus tem 1.277 com vencimento na mesma data. O problema se repete em outras cidades. Hoje, o estado autorizou os municípios a ampliar a faixa etária apta a receber a vacina contra a dengue por meio do SUS.

A medida diz respeito apenas às doses do imunizante com data de vencimento no próximo dia 30. Elas poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos. As doses com data de validade posterior continuam restritas ao público de 10 a 14 anos. A decisão foi tomada pela Comissão Intergestores Bipartite da Bahia.

O Brasil vive uma epidemia de dengue sem controle, com quase 4 mil mortes confirmadas e outras 2.800 sendo inveswigadas, além de 5,8 milhões de casos, números nunca vistos na história do país. A maior parte dos casos atinge o público entre 20 e 59 anos, fora da faixa escolhida para a vacinação.

19:07  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro