Secretário 'festeja' 2 mil homicídios

A Bahia registrou 1.928 mortes violentas somente entre janeiro e maio deste ano, cinco meses. O número é assombroso, mas o secretário da segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, estava sorridente na coletiva de imprensa na qual apresentou o balanço da segurança baiana nos cinco primeiros meses de 2024.

O secretário comemorou a redução de 10,8% dos casos na comparação com o mesmo período de 2023, quando 2.162 pessoas morreram de forma violenta na Bahia. O órgão de segurança pública considera como mortes violentas homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte.

A estatística exclui óbitos em acidentes de trânsito, por exemplo, que são violentos mas, em regra, não intencionais. Após a divulgação do balanço, Marcelo Werner afirmou que as forças policiais atuam para baixar os índices de crimes no estado. Ainda não é possível comparar os números da Bahia com outros estados.

Porém, tudo indica que eles tiveram a mesma ou até maior redução. Os últimos dados disponíveis são os do Fórum Nacional de Segurança Pública, lançado no ano passado, com informações de 2022. A Bahia foi o estado mais letal daquele ano, com 6.659 mortes violentas intencionais, o dobro do segundo colocado.

20:21  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro