Sesab fez testes de IST em Amargosa

Baianos e turistas que aproveitaram o São João em Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, ganharam atendimento de saúde pela Sesab. O estande de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), na Praça do Bosque, registrou um aumento de cerca 30% em relação a 2023.

Desde a quinta-feira (20), quando a operação foi iniciada, 1.638 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C foram realizados. Ao todo, foram registrados 21 testes positivos, sendo 2 para HIV e 19 para Sífilis. No local, também foi possível ter informações sobre prevenção e tratamento, no caso de testes positivos.

Ainda como ação de prevenção, mais de 13 mil camisinhas femininas e masculinas foram distribuídas no estande de testagem. “Esse aumento significativo mostra que a busca pela testagem é demanda crescente. Tivemos o estande cheio todos os dias, com mais de 400 testes por noite", diz o coordenador regional Ramadan Barreto.

Durante todos os dias de funcionamento do estande, a população também pôde contar com o serviço da Ouvidoria do Estado, ação implementada pela Sesab para avaliar a ação nos postos por meio de uma pesquisa de satisfação, como explicou a Ouvidora Danielle Nascimento.

“Essa pesquisa procura saber a opinião das pessoas atendidas sobre o espaço físico do estande de testagem e sobre o atendimento, além de esclarecer sobre o papel da Ouvidoria, que é uma importante ferramenta de controle social. Ao longo desses dias, ouvimos mais de 250 pessoas e nosso balanço é positivo".

18:13  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro