São Lucas inicia segunda ampliação

A Santa Casa de Itabuna e o Governo do Estado iniciaram, nesta quarta-feira, a segunda etapa da ampliação do Hospital São Lucas, que desde julho do ano passado está funcionando com 27 leitos de internação clínica de pacientes regulados. Nesta nova fase, será construída a unidade de hemodiálise, com 54 poltronas.

A previsão é que seja concluída no próximo ano. O objetivo é ampliar o atendimento aos pacientes renais crônicos, além de manter e melhorar o atendimento já existente no Hospital Calixto Midlej Filho. A estimativa de conclusão da obra é de 18 meses, conforme o convênio firmado com o Governo da Bahia.

“Há quatro transferências de recursos. A primeira já está em caixa, o que possibilitou o início da obra, e as demais serão feitas de acordo com o cronograma de execução. Se esses repasses ocorrerem sem nenhum contratempo, a obra será concluída em 8 ou 9 meses”, diz André Wermann, tesoureiro da SCMI.

O prefeito Augusto Castro, que esteve no Hospital São Lucas para o início das obras, lembrou que havia se comprometido a reabrir o Hospital São Lucas, que estava desativado e abandonado, durante a campanha eleitoral de 2020. “Hoje o Novo Hospital São Lucas é uma realidade".

"A primeira etapa foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues em julho passado, e agora, nesta parceria do município com o Governo da Bahia e Santa Casa, vamos iniciar uma nova fase para desafogar e humanizar o serviço de hemodiálise de Itabuna”, concluiu.

O prefeito se emocionou ao lembrar que, quando sofreu de Covid-19, precisou fazer hemodiálise e o drama de cada sessão. “Somente quem precisa se submeter a uma máquina de hemodiálise sabe o sofrimento que é. Contribuir para melhorar a qualidade desse processo é muito gratificante, pois sei o que representa".

17:45  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro