Bahia lança CIN com atraso e limitada

A Bahia é o último estado do país a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional, meses depois de todos os outros, que oferecem o documento desde o ano passado. A CIN vai substituir a carteira de identidade e usar o número do CPF como referência. Por lei, a primeira via tem que ser gratuita.

O Governo da Bahia diz que "a solicitação deve ser feita no portal ou aplicativo ba.gov.br", mas não existe nenhuma opção para este serviço no site. Divulgaram sem ter preparado o sistema e, com isso, o estado continua sem emitir a CIN, exceto presencialmente em dois SACs da capital, Pituaçu e Salvador Shopping.

Segundo o press-release do estado, "a previsão é que as demais unidades da rede, distribuídas em Salvador e no interior do estado, passem a emitir a CIN em breve". Não dá uma data específica, o que significa que pode estar disponível nos 447 muniçipios baianos só no final do ano.

A CIN substitui o RG e usa o CPF como identificação. Ela será emitida pelo Instituto de Identificação Pedro Mello. Para a primeira identidade será exigida a certidão de nascimento ou casamento. A validade será de 5 anos para pessoas até 12 anos, de 10 anos para a faixa de 12 a 60 anos e sem prazo acima de 60 anos.

A CIN tem um QR Code para verificação da autenticidade e pode incluir outros dados, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, condições de saúde como TEA, deficiências auditiva, visual, física e intelectual; tipo sanguíneo, fator RH e opção de ser doador de órgão. O RG atual vale até 2032.

19:37  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro