Bahia vacinou 34% contra a influenza

Unidades de saúde do SUS continuam a campanha de vacinação contra a gripe em toda a Bahia. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina previne milhões de casos graves e óbitos pela infecção causada pelo vírus da influenza. No estado, já foram aplicadas mais de 2,1 milhões de doses, atingindo 34% do público-alvo.

A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário, como gestantes, idosos, crianças e índios. Mas, por conta da disponibilidade de doses, o Ministério autorizou, no começo de maio, a ampliação da imunização para todas as pessoas acima de seis meses de idade.

A coordenadora de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Doiane Lemos, diz que “a gente tem que pensar na vacinação das crianças, dos idosos, dos portadores de doenças crônicas, vacinação em ponto de vacinação e ao mesmo tempo pensar em vacinação a domicílio".

"Tem a população privada de liberdade que a gente tem que fazer in loco. Trabalhadores da saúde nem sempre vão para os pontos de vacinação, então a gente precisa fazer a articulação junto com as instituições hospitalares. As forças armadas; então, são várias frentes para que a vacinação aconteça.”

Segundo o painel do Ministério, na capital baiana, foram aplicadas mais de 274 mil doses. A cobertura vacinal do público prioritário está em quase 24%. O infectologista André Prudente, diretor-geral do Hospital Giselda Trigueiro, de Natal, Rio Grande do Norte, explica o motivo da dose ser trivalente.

“A vacina atual tem três subtipos, que são os que estão circulando no mundo atualmente: o subtipo A H1N1, o A H3N2 e o influenza B. Então o fato dela ser trivalente significa que protege contra esses três tipos. Não há problema em tomar a vacina trivalente da gripe junto com outros imunizantes", completa. Com Brasil 61

14:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro