Bairro tem mais eleitores que moradores

O bairro da Conquista, em Ilhéus, tem 16.035 pessoas aptas a votar nas eleições de 6 de outubro. Trata-se do maior contingente eleitoral do município, como informado aqui pelo Jornal A Região na semana passada. Porém, existe um mistério que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia não consegue desvendar.

O número de eleitores é maior que a população oficial do bairro, apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Censo de 2022. Segundo o último levantamento do IBGE, a Conquista tem 15.327 moradores, uma diferença de 708 títulos de eleitor sobre a população local.

O mistério fica ainda maior se for considerado que a Conquista tem, entre esses 15.327 moradores, pessoas com menos de 16 anos que ainda não podem votar, além de outras que moram lá mais votam em outras cidades. Ou seja, o número de títulos inexplicavelmente "a mais" pode e deve ser muito maior.

A divergência pode refletir diferenças na delimitação do bairro nos bancos de dados do IBGE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso não sejam integrados. É uma hipótese, porém esta delimitação do bairro provavelmente é igual em todos os cadastros, já que vem da mesma fonte, a Prefeitura.

14:28  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro