Casarão histórico é leiloado em Ilhéus

A Secretaria do Patrimônio da União leiloou o casarão da Rua Conselheiro Dantas, no Centro Histórico de Ilhéus. O comprador ou compradora, que não teve o nome divulgado, arrematou o imóvel no último dia 26, por R$ 2 milhões, bem acima do lance inicial, que era de R$ 670 mil.

Construído no final do século 19 pelo coronel Tico Pinto, o casarão já abrigou a Marinha Mercante e o Ministério dos Transportes. A União chegou a ceder o imóvel ao município, mas a gestão do prefeito Mário Alexandre não cumpriu sua parte no acordo, que era recuperar o prédio.

Ele deveria, em seguida, ser usado como sede da Secretaria de Meio Ambiente. A SPU retomou o imóvel e agora o vendeu. O Coletivo Preserva Ilhéus impugnou o primeiro edital do leilão e na esfera administrativa convenceu a SPU a levar em consideração as particularidades históricas e arquitetônicas do prédio.

Isso deu origem à segunda e última versão do edital. Na época, apesar das alterações, a advogada Marta Serafim, voluntária do Preserva Ilhéus, lamentou que o município não tenha aproveitado a oportunidade de recuperar um patrimônio com mais de 120 anos, a poucos metros da Igreja Matriz de São Jorge.

18:04  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro