Federação 'bagunça' eleição em Coaraci

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Coaraci está inconformada com a situação política na cidade e decidiu intervir emitindo uma nota de repúdio na segunda-feira. Ela foi enviada para os presidentes do PT, PC do B e PV municipais, estaduais e federais. Os três compõem a Federação Brasil da Esperança.

No centro do furacão está a briga política dentro da federação. PCdoB e PV resolveram declarar apoio ao pré-candidato do PSD, Miltinho do Axé. Inconformado, o PT apresentou uma candidatura própria, tendo como cabeça de chapa Célio Passos. O impasse vem desde maio e, segundo a CDL, prejudica a cidade.

Por lei, uma federação é obrigada a atuar como um partido, ou seja, seu candidato tem que ser aprovado, em convenção conjunta, pelos três. Existia a expectativa de que o assunto fosse resolvido em Salvador, mas até hoje nada foi discutido e o período de convenções já começou.

Os partidos vão fazer convenções individuais, mas depois terão que bater o martelo sobre a candidatura numa conjunta. É o que diz a Lei 14.208/2021. O presidente da CDL, Rodrigo Leite, teme que o impasse gere uma judicialização dos dois registros de candidatura, jogando a eleição em um limbo jurídico.

"Os candidatos apresentados podem ficar, por exemplo, sub judice ou até ter os registros indeferidos, o que não é saudável para a democracia e o processo político do município”. A nota de repúdio exige uma definição oficial da situação, para que se possa discutir os projetos e propostas dos candidatos.

14:44  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro