Festival celebra percussão em Salvador

De 22 a 27 de julho, no Teatro Sesc Senac Pelourinho, em Salvador, acontece o XIII Festival Internacional de Percussão 2 de Julho, o maior da América Latina. Nesta edição, que celebra os 60 anos do Grupo de Percussão da UFBA, haverá consertos, palestras e oficinas com artistas solo, grupos e duos.

Coordenado por Aquim e Jorge Sacramento, o festival promove a conexão entre grupos de percussão, solistas e professores renomados de diversos estados e de outros países, fomentando um diálogo efervescente da percussão erudita contemporânea, das tradições afro-brasileiras e da música popular.

"O Festival Internacional de Percussão 2 de Julho, através das suas doze edições, mostrou a importância de valorizar a rica e diversa família dos instrumentos da percussão, trazendo artistas representantes de diversas culturas, dentro ou fora do país", avaliam os organizadores.

O evento é uma realização do Grupo de Percussão da UFBA em parceria com a Escola de Música da UFBA, feito pela Tabuleiro Produções em co-produção com o SESC. Ele conta com o apoio da Contemporânea, Oficina de Sons, Alves Percussion, Newgroove Percussão e Fundação Amazônica de Música.

Além das oficinas, no dia 22 a atração são o Quinteto Afrosinfônico e a Orquestra Sinfônica da UFBA. No dia seguinte, Grupo PIAP, Duo Dessoles-Moralez, Kana Omori e Grupo de Percussão da UFBA. No dia 24, Ricardo Bovo, Grupo de Percussão UPF, Duo Sul, Joaquim “Zito” Abreu, Bruno Azevedo e Duo Foz.

No dia 25 é a vez de Zack Nascimento, Grupo de Percussão da Mansão do Caminho, Cine Concerto - O Olho da Rua, Welber Simões, Nath Calan e Manglar Colective Percussion. No dia 26, Júlio Hendrique, Grupo de Percussão da UNICAMP, Marcos Alves, Emília Desiré e Grupo de Percussão da Fundação Cultural Patagônia.

No último dia do festival haverá a palestra de Kana Omori "Viagem ao Japão do século VIII com música!", Grupo de Percussão de Câmara Vale Música, PercUFU Ensemble, Yago Luis, Sérgio Boré e Tambores Urbanos, Movimento Erê na Praça, Escola São Judas Tadeu, Grupo de Percussão da UFBA, Jake Chapman e OBADX.

13:43  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro