Governo federal enfrenta outra greve

Além de toda a área do Meio Ambiente, os servidores do INSS também entraram em greve por tempo indeterminado. Entre as reivindicações da categoria estão recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.

A Federação Nacional de Sindicatos da catgegoria afirma que “após análise das propostas apresentadas pelo governo, entendemos que a negociação teve poucos avanços. O governo, em vez de apresentar proposta nova que fortaleça a carreira do Seguro Social, piora com o alongamento da carreira de 17 para 20 níveis e pela criação de gratificação de atividade”.

A Fenasp considera a proposta "muito aquém das perdas salariais da categoria, que superam os 53% no último período". Além do reajuste, a entidade quer reestruturação das carreiras, cumprimento do acordo de greve de 2022, reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado.

Mais nível superior para ingresso de Técnico do Seguro Social, incorporação de gratificações, jornada de trabalho de 30 horas para todos, revogação de normas sobre o fim do teletrabalho, programa de gestão de desempenho, fim do assédio moral institucional e reestruturação dos serviços previdenciários.

A entidade informa que no dia 31 deste mês encerra o prazo para o INSS se adequar à Instrução Normativa 24 (IN24), que transforma os atuais programas de gestão em programas de Gestão e Desempenho, o que significa mais pressão para cumprimento de metas e desconto de salário no caso de não serem atingidas.

O INSS tem 19 mil servidores ativos, sendo 15 mil de técnicos responsáveis pela maioria dos serviços da instituição, além de 4 mil analistas. Metade de toda a equipe ainda trabalha de forma remota, um ano e maio depois do fim da pandemia de Covid.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou que apresentou uma proposta à categoria que prevê ganho acumulado de 24,8% entre 2023 e 2026 para os servidores ativos e inativos. "Esse ganho cobre as perdas inflacionárias do governo atual e parte das perdas de gestões anteriores".

A atual proposta também prevê alongamento da carreira de 17 padrões para 20 padrões; manutenção da remuneração de ingresso do nível superior e nível intermediário com valorização do vencimento básico e criação de gratificação de atividade em substituição à Gratificação de Atividade Executiva (GAE).

O INSS informou que mais de 100 serviços do órgão podem ser realizados pela plataforma e aplicativo Meu INSS. Já a Central de Atendimento 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Mas a greve vai afetar os processos de concessão de aposentadoria, pensões, BPC, atendimento presencial, recursos e revisões. Com Agência Brasil

14:24  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro