Ilhéus lidera casos da febre Oropouche

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da Bahia informa que a Febre Oropouche estaá aumentando no sul da Bahia, tendo Ilhéus entre os municípios com mais casos confirmados da doença, que é causada por um vírus transmitido principalmente pelo mosquito Maruim.

Ilhéus tem 109 pacientes dos 824 infectados no estado desde janeiro. Hoje há 58 municípios com casos de Oropouche confirmados. No sul da Bahia também foram afetados Gandu, com 82 casos, Uruçuca com 68, e Itabuna, que registra 21 casos. Mas outras cidades já começam a registrar casos.

É o caso de Aurelino Leal (3), Buerarema, Camacan (2), Ibirapitanga (3), Ubatã (2), São José da Vitória, Itacaré (4), Una e Itagibá (3). No extremo-sul, há ocorrências em Itamaraju (5), Teixeira de Freitas (4) e Porto Seguro (4). No baixo sul, Camamu (41), Igrapiúna (25), Ituberá (41), Taperoá (37) e Teolândia (43) preocupam mais.

Em outras regiões, o alerta é maior em Amargosa (66), Elísio Medrado (26), Jaguaripe (40), Laje (29) e Mutuípe (23). A Febre do Oropouche é uma doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae e já existe desde 1960.

De acordo com o MS, a transmissão da Febre Oropouche é feita principalmente por mosquitos. Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no sangue do mosquito por alguns dias. Quando esse mosquito pica outra pessoa saudável, pode transmitir o vírus para ela.

14:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro