João Carlos Martins faz concerto online

O maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica promovem um novo encontro da Temporada de Concertos 2024, por meio de uma transmissão online. O concerto acontece no dia 2 de agosto, às 20h, com participação do pianista Davi Campolongo, no canal do pianista no YouTube.

O programa incluirá obras de Bach, Beethoven e Strauss. Davi Campolongo é ator, pianista erudito, cantor, compositor e multi-instrumentista. Natural de Praia Grande (SP) é o único aluno do maestro João Carlos Martins a ter se apresentado com a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi SP e Sinfônica Municipal de SP.

Maestro, dono de um talento ímpar, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano ainda aos 8 anos. Aos 13 começou a consolidar sua carreira no Brasil e cinco anos mais tarde no exterior. Patrocinado por Eleanor Roosevelt, primeira-dama dos EUA, João fez sua estreia no Carnegie Hall, em New York, aos 21 anos.

Porém, uma série de acontecimentos quase interrompeu sua carreira. O maestro teve que lidar com os efeitos de um acidente numa partida de futebol, um golpe na cabeça durante um assalto na Bulgária, e uma distonia focal, doença que altera o funcionamento dos músculos e compromete os movimentos.

Com a progressão da enfermidade, João Carlos Martins sentia dificuldades para tocar piano, o que fez com que abandonasse os palcos como pianista em 2002. Entretanto, não deixou a música de lado, indo estudar regência. Em 2006, criou a Fundação Bachiana com a missão de democratizar o acesso à música.

Atualmente, é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica, orquestra conhecida internacionalmente. Recentemente, voltou a tocar piano usando as duas mãos com a ajuda de ‘luvas biônicas’, desenvolvidas e presenteadas pelo designer industrial Ubiratan Bizarro Costa.

O primeiro concerto da Bachiana Filarmônica aconteceu em 2004, na Sala São Paulo, seguindo, logo depois, para salas de espetáculo renomadas do Brasil e do mundo, levando um repertório composto por obras de Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, entre outros grandes nomes da música erudita.

No desejo de atuar na evolução musical dos jovens, foi fundada a Orquestra Bachiana Jovem, em 2006. Após apresentações em diversas cidades, as duas orquestras — Bachiana Filarmônica e Bachiana Jovem — se tornaram uma só: a Bachiana Filarmônica, uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do país.

14:41  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro