PF faz busca contra advogados na Bahia

Nesta terça-feira, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra advogados investigados pela Operação Patronos, desdobramento da Operação Faroeste, que descobriu um esquema de venda de decisões judiciais do Tribunal de Justiça da Bahia.

A maior parte dos indiciamentos estão relacionados a disputas de terra no oeste baiano, sob suspeita de grilagem. Os agentes fizeram buscas em endereços de Salvador, Mata de São João e Serrinha. Segundo a Polícia Federal, várias organizações criminosas lotearam o Tribunal de Justiça do Estado.

Segundo o Jornal das Sete, da Morena FM, os investigadores descobriram que os grupos são formados por desembargadores, juízes, servidores técnicos e empresários. Na primeira fase da Patronos, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 37 milhões de bens e valores somente dos advogados suspeitos.

Também impediu que os investigados tivessem acesso a R$ 7 milhões, dinheiro vinculado aos processos que deram origem às decisões investigadas. Já a Operação Faroeste começou em 2019, com a prisão de quatro advogados, o cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão.

Também foi ordenado o afastamento de seis magistrados, entre eles o presidente do TJ-BA da época, Gesivaldo Nascimento Brito e a ex-presidente Maria do Socorro, ambos na foto.

19:41  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro