Rádio lidera em confiança na notícia

À medida em que as pessoas buscam notícias mais precisas, em uma era de crescente desinformação e má informação, novas pesquisas revelam que o rádio tradicional é considerado o meio de comunicação de massa mais confiável, com quase três vezes mais confiança da população do que as redes sociais.

O estudo do Katz Radio Group sobre a confiabilidade da mídia entrevistou 1.000 adultos com 18 anos ou mais nos Estados Unidos, perguntando sobre suas crenças na precisão de diferentes formas de mídia de massa, incluindo rádio, televisão, jornais, revistas e mídias sociais.

O rádio possui a maior classificação de confiança entre todos os tipos de mídia pesquisados, com quase 80% dos adultos considerando-o muito confiável ou confiável. Isso coloca o meio ligeiramente à frente dos jornais e mais de dez pontos à frente da televisão e das revistas em termos de confiança.

A vantagem do rádio é mais notável quando comparada às mídias sociais, que só receberam confiança de cerca de 27% dos adultos, sendo o meio menos confiável. E a confiança no rádio é consistentemente alta em todos os grupos etários, apesar de ter pico entre os acima de 55 anos, dos quais 83% confiam mais nele.

Este grupo etário também mostra uma confiança comparativamente maior nas revistas e uma confiança marcadamente menor nas mídias sociais. Por outro lado, os adultos mais jovens (18-34), embora sejam mais receptivos às mídias sociais do que as gerações mais velhas, ainda priorizam o rádio.

Dados do Morning Consult de março mostraram uma recuperação na credibilidade da mídia dos EUA nos últimos quatro anos, liderada pelo rádio como a fonte de notícias mais confiável. A confiança no AM/FM aumentou de 60% para 63% em quatro anos, enquanto os podcasts subiram na Geração Z e nos millennials.

As notícias de rede e os jornais seguem o rádio nas classificações de confiança, mas as mídias sociais continuam sendo a fonte de notícias menos confiável. A pesquisa revela um divisor geracional, com a Geração Z mostrando os níveis mais baixos de confiança nos principais veículos de comunicação. Com Radio Ink

14:24  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro