Universitários são força de compras

Dados de 2022 mostram que quase 9,5 milhões de estudantes estavam matriculados em cursos de nível superior no Brasil e cerca 1,3 milhão deles estavam chegando formados ao mercado de trabalho no final do ano. A maioria desta população é ligeiramente mais feminina e mais rica que a geral.

Ela tem entre 19 e 24 anos e suas demandas atuais, além de representar um público qualificado e com potencial de consumo para o futuro. Hoje, as universidades possuem cerca de 5,1 milhões de estudantes, não só nas grandes metrópoles, como em cidades pólo do interior, como Itabuna e Ilhéus.

Karina Balan Julio, da revista Meio & Mensagem, lembra que “na hora de decidir o que comprar, universitários prezam mais pela qualidade e a utilidade que o produto terá em suas vidas do que pelo preço, levando em consideração também as experiências que já tiveram com a marca".

Ela completa com o resultado de um estudo recente. “Quatro em cada dez estudantes gostam de experimentar marcas novas o tempo todo, mas quando encontram marcas que confiam, 70% permanecem fiéis a elas.” Apesar do potencial, são raras as rádios que se preocupam com este público.

Uma delas é a Morena FM, de Itabuna/BA, um polo educacional importante na Bahia. Há anos a emissora abriu espaço para o Papo Universitário, programa produzido e apresentado por estudantes da faculdade Anhanguera (foto), desde a época em que era Unime na cidade, coordenado pelo professor Tuca Souza.

A atração, que vai ao ar toda quinta, às 16h, tem informações acadêmicas, dicas de cursos e livros, humor, diversão e entrevistas com personalidades ligadas ao meio. "O aluno sai da faculdade com experiência prática e pronto para o mercado, enquanto a rádio ganha ouvintes," resume Marcel Leal, CEO da Morena.

O programa pode ser ouvido em www.morenafm.com ou pelo aplicativo Android, em bit.ly/appmorenafm

17:56  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro