USP testou o Porto Sul em simulações

A Bamin pode ver como serão as operações no futuro Porto Sul, que está sendo construído na zona norte de Ilhéus. Para isso foram realizadas simulações das manobras de navios no Tanque de Provas Numérico (TPN) da Universidade de São Paulo (USP).

O principal objetivo foi avaliar o plano de dragagem e o projeto offshore do Porto Sul, da Bamin, diante de condições ambientais extremas de marés, correntes marítimas e ventos, em busca de condições mais seguras e eficientes de atracação e desatracação de navios de grande porte do tipo Wozmax.

Eles têm 330 metros de comprimento e capacidade de carga para 250 mil toneladas. As simulações foram coordenadas pelo Professor Eduardo Tannuri e supervisionadas por oficiais da Capitania dos Portos da Bahia, com a presença do Gerente de Construção Offshore da Bamon, Ricardo Medeiros.

Medeiros explica que as simulações são uma etapa crucial para garantir a segurança e eficiência do novo terminal. "Elas permitiram testar alternativas de acesso, manobras na bacia de evolução, bem como as manobras de atracação e de desatracação dos navios, sempre visando as condições mais seguras".

O terminal da Bamin permitirá o manuseio e escoamento de minério de ferro da Mina Pedra de Ferro, em Caetité, percorrendo os 537 km do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).

21:06  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro