Windows trava empresas no mundo

Uma falha no sistema operacional Windows, a nível global, afetou as operações em vários setores, com companhias aéreas interrompendo voos, emissoras de televisão e sistemas bancários fora do ar nesta sexta-feira (19). Entre os bancos afetados estavam Pan, Bradesco, Neon e Next, sem acesso ao aplicativo.

Na França, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris enfrentou problemas a uma semana do início das competições. "Ativamos planos de contingência para continuar as operações", disse em nota. Serviços bancários também foram afetados na Austrália e na Nova Zelândia.

No Reino Unido o serviço de trens foi prejudicado e o canal Sky News chegou a ficar fora do ar por não conseguir fazer transmissões ao vivo. American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam seus voos por problemas de comunicação.

A ordem foi dada por causa da interrupção dos serviços em nuvem da Microsoft, que afetaram várias companhias aéreas de baixo custo. Tanto os bancos quanto as empresas aéreas que usam sistemas baseados em Linuz não foram afetados pelas falhas, que se restringiram ao Windows.

A Microsoft atribuiu o probelma a um software de terceiros. O governo da Austrália informou que as falhas sofridas pela mídia, bancos e empresas de telecomunicações parecem estar ligadas a um problema na empresa global de segurança cibernética Crowdstrike, que emitiu um comunicado.

Ela alertou seus clientes que o software Falcon Sensor está fazendo com que o Windows trave e exiba uma tela azul, conhecida como "Tela Azul da Morte". Ela acbou sendo exibida em diversos aeroportos no lugar dos paineis de informações como os de chegadas e saídas de voos.

O alerta, que foi enviado às 2h30 desta sexta-feira, também compartilhou uma solução manual para corrigir o problema. O escritório da Coordenadora Nacional de Segurança Cibernética da Austrália postou notano X dizendo que "não há informações que sugiram que a falha seja um incidente de segurança cibernética".

Aeroportos em todo o mundo, como os de Tóquio, Amsterdã, Berlim e Espanha relataram problemas em seus sistemas e atrasos. Companhias aéreas internacionais, incluindo a Ryanair, a maior companhia aérea da Europa em passageiros, alertaram sobre problemas em seus sistemas de reserva e outras falhas.

No Reino Unido, os sistemas de reservas usados pelos médicos estavam fora do ar, segundo vários relatórios de autoridades médicas no X, enquanto a Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, estava fora do ar, pedindo desculpas por não poder transmitir ao vivo. Com Abr e redes sociais.

21:05  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro