Bahia é última em português e matemática
Depois de 19 anos comandada pelo PT, a educação da Bahia, que já foi a melhor do Nordeste, é um enorme fracasso. Ela tem o pior índice de aprendizagem de Português e Matemática de todo o país, uma situação de indigência educacional comprovada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
No Ideb 2023, publicado pelo MEC e o Inep, a Bahia tem nota média de 4,01, abaixo do Maranhão (4,03) e do Rio de Janeiro (4,10) nas avaliações externas em larga escala. O governador Jerônimo Souza (PT) tenta passar a noção de que o problema é de todo o estado, mas na verdade Salvador passou a meta do Ideb.
A capital tem nota 5,3 no Ideb geral e 5,47 no ensino de Português e Matemática nos anos iniciais, apesar de marcar 4,59 nos anos finais. Esta disparidade mostra que, se isolado da capital, o interior tem marcas ainda piores na educação em geral e nas duas principais matérias do ensino público.
O estado deveria ter alcançado a nota 4,5 no Ideb, ao invés dos 3,7 que foram comemorados pelo governador como se fossem uma conquista. O estado continua sendo o campeão em analfabetos e analfabetos funcionais, com mais da metade da população dentro desta tragédia. Com Jornal das Sete, da Morena FM.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
