Colesterol tem aumentado em São Paulo

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de São Paulo, o estado registrou 827 atendimentos pelo SUS em pacientes com colesterol alto, entre janeiro a maio deste ano, e 586 no mesmo período de 2023, representando um aumento de 41%. Somente no ano passado, 41.465.940 comprimidos foram usados.

Eles são de remédios para tratamento de hipercolesterolemia. Embora seja visto como prejudicial para o corpo humano, o colesterol apresenta uma função primordial, atuando na formação de hormônios como testosterona e estrogênio, além de ácidos biliares, fundamentais na digestão da gordura dos alimentos.

Seu excesso é detectado em exames de sangue, por isso a necessidade do monitoramento constante, tendo em vista que a doença é silenciosa e não apresenta sintomas. A substância pode ser medida como o HDL, o “colesterol bom”, e o LDL, considerado o “colesterol ruim”.

Este último, quando em altas taxas, provoca alterações no sistema vascular, aumentando as chances do desenvolvimento de doenças como o acidente vascular cerebral (AVC), demência, derrame cerebral e infarto. O desenvolvimento do colesterol ruim está associado a várias questões.

Entre elas estão alimentação rica em gorduras saturadas, excesso de peso, diabetes, fumo, sedentarismo e estresse. O cardiologista Carlos Eduardo Vilhena, do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), explica que o fator hereditário também influencia, portanto se houver predisposição genética, é preciso atenção.

“A genética pode estar relacionada ao colesterol mas, na grande maioria dos casos, o desenvolvimento da doença está associado à ingestão alimentar errada, ausência de exercícios físicos e obesidade. Com a alimentação, por exemplo, é importante se atentar a alimentos com gordura trans, encontrada na margarina, e alimentos industrializados como salgadinhos”.

O colesterol alto pode ser revertido por meio de mudanças no estilo de vida que envolvem alterações na dieta, prática de exercício físico e, em alguns casos, medicação, que precisa ser acompanhada de hábitos saudáveis. O médico dá algumas dicas para manter o colesterol bom.

"Consumir frutas e vegetais, alimentos ricos em fibra como aveia, grão de bico e maçã; priorizar carnes magras como frango e peixe, limitar o consumo de queijos amarelos, margarina, embutidos, açúcar e carnes vermelha; evitar frituras, manter o peso adequado, evitar o tabagismo e praticar exercícios".

18:19  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro